Temas Livres

TRABALHOS CIENTÍFICOS | PRAZO ENCERRADO

Para gerar o formulário de envio de trabalhos é necessário preencher o cadastro de inscrição. É obrigatória a inscrição de um dos autores no congresso, entretanto o pagamento não precisa ser realizado nesta etapa. Você pode posteriormente voltar a seu cadastro e gerar novo pagamento (que terá o valor da tabela de inscrição vigente no ato do pagamento.)

Se você deseja pleitear a apresentação de um tema livre no congresso, informamos que nesta edição da Jornada os temas livres serão apresentados como pôster.

Normas Gerais

Um dos autores do trabalho deve estar obrigatoriamente inscrito na Jornada. E você precisará dos nomes completos dos autores, pois preencherá os campos relativos à autoria e índice remissivo. Estas informações serão utilizadas para publicações e certificados, sem possibilidade de correção após o envio.

Somente serão aceitos os trabalhos enviados on-line pelo formulário do site.

Cada trabalho deverá obrigatoriamente ter sua área selecionada no formulário eletrônico:

  • Aspectos Éticos e Legais das Imunizações
  • Controle de Infecção e Vigilância Epidemiológica
  • Imunizações
  • Infecções Preveníveis por Imunizações

Não há limite de autores ou número de trabalhos a serem enviado por autor.

Idiomas: Português, Espanhol ou Inglês.

Resumo Estruturado: 2.500 caracteres (sem incluir o título, autores e instituição), estruturado com:

  • Introdução – informar o porquê da pesquisa, ressaltando a sua motivação;
  • Material e Método descrever sucintamente o material avaliado, o método empregado em sua avaliação e a aprovação por Comitê de Ética"
  • Resultados – descrever os achados relevantes com dados estatísticos e com a respectiva significância;
  • Discussão e Conclusões comparar os achados com dados na literatura e as principais conclusões.

RELATO DE CASO: Não serão aceitos, salvo em situações excepcionais.

REVISÃO DE LITERATURA: Não serão aceitas revisões de literatura.

O programa de submissão dos trabalhos fará a contagem automática dos caracteres do resumo. Gráficos e figuras não serão aceitos no resumo.

O resumo poderá ser revisado a qualquer momento desde o início do processo até 29 de Julho de 2018 às 21 horas, data limite para o envio ou até o autor finalizar o trabalho e clicar em ENVIAR.

Atenção: em nenhum momento a equipe do Congresso poderá fazer quaisquer alterações nos trabalhos enviados.

Ao submeter o trabalho para seleção, os autores autorizam a Comissão Organizadora da Jornada Nacional de Imunizações SBIm e todos os apoiadores do evento, a publicar ou divulgar o trabalho em âmbito nacional e internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

A Comissão Organizadora reserva o direito de excluir os trabalhos que não seguirem as normas estipuladas para o congresso.

Após o término do período de avaliação, os resumos dos trabalhos aceitos estarão disponíveis no site.

Forma de Apresentação

  • Pôster

Formato do Pôster

Formato do Pôster a ser apresentado no local do evento:

Medida do Pôster: 1,20m altura / 0,90m largura

Confecção do Pôster: Sugerimos a montagem com bastão e cordinha para pendurar uma vez que serão expostos em porta banners e não fixados em paineis.

Tamanho do Pôster: 1,20m de altura x 0,90m de largura. Produzido em lona com corda para pendurar ou papel fotográfico.

Conteúdo do Pôster: Não pode fugir do resumo enviado e aprovado, mas poderá conter alterações, correções, figuras, tabelas e etc. Indicamos as normas da ABNT.

Certificado: Será emitido um (01) certificado por trabalho com o título e os nomes dos autores, pós evento no site do congresso.

A Comissão Científica não se responsabiliza por eventuais danos ao Pôster e, o Pôster não retirado até as 13hs do dia 29/09 será descartado

IMPORTANTE: Qualquer alteração feita no banner físico, não será alterada no sistema.

Perguntas Freqüentes (FAQs)


Entre fevereiro e o dia 29 de Julho de 2018.

Os resumos somente poderão ser submetidos via internet. Clique no item Enviar Temas Livres e preencha o formulário. Será necessário cadastrar o login (e-mail). Preencha com um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho e ao evento será realizada através deste e-mail.
O login será cadastrado pelo próprio autor ao iniciar o processo de envio do resumo e estes dados serão necessários toda vez que você acessar seu trabalho.


Sim, seu resumo poderá ser revisado a qualquer momento até 29 de Julho de 2018 ou até você clicar em ENVIAR.

No ato da inscrição do trabalho.

Não há limite de trabalhos a serem enviados.


Não há limite de autores por trabalho.


Para gerar o formulário de envio de trabalhos é necessário preencher o cadastro de inscrição. É obrigatória a inscrição de um dos autores no congresso, entretanto o pagamento não precisa ser realizado nesta etapa. Você pode posteriormente voltar a seu cadastro e gerar novo boleto (que terá o valor da tabela de inscrição vigente no ato do pagamento.)


Após a análise do Comitê Científico, em agosto 2018, o autor encarregado pela correspondência receberá um e-mail, informando a aceitação do trabalho e a data de apresentação. As notificações sobre os resumos serão também publicadas no site do congresso.


Não serão aceitos, salvo em situações excepcionais.


Não serão aceitas revisões de literatura.


abstracts@fernandapresteseventos.com.br | (11) 5084-4246, de segunda a sexta, das 9:00 às 16:30.


Inscrições prévias encerradas. Inscrições no local na Secretaria do Evento a partir das 7h do dia 26 de setembro.